domingo, 8 de julho de 2012

Blocos Literários do Antigo Testamento #1: A profecia na História de Israel




 Para falar em Livros Proféticos, enquanto grupo literário do Antigo Testamento, devemos entender o que há por trás de tal fenômeno. Ou seja, devemos compreender o que foi a profecia em Israel. Se falamos em profecia, geralmente, lembramos de algo para o futuro, algo que é prenunciado para o porvir (Por causa do contexto em que vivemos, no mesmo profecia aplica-se apenas para o futuro). Contudo, profecia, no âmbito do Antigo Testamento, estava ligada, essencialmente, aquilo que estava acontecendo no aqui e agora. O profeta era aquele crítico que iria apontar o problema (Social, relacionado ao culto ou a fé israelita). O profeta era considerado o mensageiro e porta-voz da vontade de Deus, era ele quem denunciava as injustiças. Era o profeta que exigia a mudança e apontava para ação futura de Deus.


 É característica dos Livros Proféticos a seguinte linguagem: “Assim diz o Senhor...” (Is 48.17; Jr 2.5; Ez 11.5; Am 2.6; Na 1.12; Zc 1.4) ou “Ai dos que...” (Is 5.8, 21; 29.15; Jr 22.13; 23.1; Hc 2.12). Cada um dos profetas tem uma mensagem especifica. Contudo, cada um fala da sua situação. O pano de fundo comum para ambos é que Israel tem um único Deus, que é Deus vivo, presente na vida do seu povo. A esse Deus Israel deve obediência total e nesse Deus Israel pode confiar em todas as situações.
 Os Livros Proféticos do Antigo Testamento são formados por textos que nem sempre parecem estar conectados entre si. São pequenos discursos proféticos que são intercalados entre narrativas.

 
Quer saber mais?

SCHÖKEL, L. Alonso; DIAZ, J. L. Sicre. Profetas I: Isaías/Jeremias. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004.
SCHÖKEL, L. Alonso; DIAZ, J. L. Sicre. Profetas II: Ezequiel/Doze profetas menores/Daniel/Baruc/Carta de Jeremias. São Paulo: Paulus, 1991.
KLEINE, Michael. Antigo Testamento: Manual de estudos. São Leopoldo: Sinodal, 2011. p. 47-63.
SCHMIDT, Werner. Introdução ao Antigo Testamento. 4. ed. São Leopoldo: EST; Sinodal, 2009. p. 167-281.
ZENGER, Erich (org.). Introdução ao Antigo Testamento. Belo Horizonte: Loyola, 2003. p. 367-544.


Nenhum comentário: