quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Utilização do Antigo Testamento no Novo Testamento

Muitas vezes o AT é utilizado no NT para comprovar o que se fala por meio da lei ou demais ramos teológicos do AT. O AT é utilizado para servir como base ao que se fala, ele é reinterpretado em algumas passagens e em outros momentos o NT o alegoriza.
Quando serve como base tem o sentido de comprovar, muitas vezes por meio da lei ou profecias passadas, o que está sendo tratado. Passagens que podem exemplificar estão presentes nos Evangelhos, pois ali vê-se a utilização de passagens do AT para comprovar acontecimentos da época.
O AT também foi interpretado no NT. Sendo que, no NT o sentido que determinada lei do AT tinha é substituído. Uma passagem que pode exemplificar tal sentido que o AT recebe no NT é a passagem em que Jesus, reinterpretando os 10 mandamentos, os dá um novo sentido. Lá Jesus, por exemplo, utiliza da lei para a contextualizar, para afirmar o amor ao próximo, para apontar a complexidade da lei.
Outra forma da utilização do AT no NT é por meio da alegorização. Neste sentido o NT tenta, muitas vezes, supor o que não está, explicitamente, presente na passagem do AT. Temos muitos exemplos sobre tal forma de se utilizar do AT, mas exemplos bíblicos mais explícitos podemos encontrar nas epístolas Paulinas, contudo este assunto será mais aprofundado no tema alegoria, a ser apresentado posteriormente. 

Nenhum comentário: