segunda-feira, 8 de agosto de 2011

#Contextualizando

O que podemos dizer do mundo em que vivemos? Qual é a nossa "percepção de mundo"? Estamos realmente lidando de forma correta com o mundo em que vivemos? Somos apenas alguns "ratos de laboratório" nas mãos de poucos que nos governam????

Poderíamos fazer muitas outras perguntas quando queremos falar de uma contextualização. Palavra difícil de definir? Segundo o Dicionário InFormal, a palavra CONTEXTUALIZAÇÃO tem o seguinte significado: significa introduzir, inserir um certo tema no tempo e espaço. (Retirado do Site: http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=contextualiza%E7%E3o no dia 08 de ago. de 2011 às 13:04) Mas, e no conceito teológico, como poderíamos definir tal palavra? Segundo os preceitos da Exegese a contextualização é o ultimo passo do estudo, propriamente dito, do texto. É por meio dela que a pessoa que busca compreender o texto bíblico deve buscar cenas equivalentes para tornar o texto algo mais contextual aos seus ouvintes.

Sabendo de tudo o que abrange tal termo a unica pergunta que realmente podemos fazer é a seguinte: Afinal, nossas igrejas estão, realmente, buscando uma contextualização viva e eficaz, mas que primeiramente tenha um fundamento bíblico? Ou estamos contextualizando o dia a dia para dentro da Bíblia sem nos importarmos com o que estava no âmago do texto bíblico?

Reflita sobre isso, analise se realmente o que você escuta, e diz ser bom, tem algum fundamento. Que Deus acompanhe a cada um de vocês neste exercício de discernimento. Pois, Jesus mesmo em Jo 17.15 orou á Deus pedindo que nós não fossemos retirados do mundo, mas sim que fossemos guardados do mal. Que vivamos como testemunhas deste Deus único e verdadeiro, visando sim um horizonte distante, mas que também é eficaz nos dias de hoje!

Nenhum comentário: