sábado, 7 de julho de 2012

Algumas considerações sobre "A relação entre o ofício do batismo e a educação cristã continuada e as implicações práticas da mesma" - Conclusão de Exame Monográfico


O presente post é a conclusão do Exame Monográfico realizado na disciplina de Ofícios.


A relação entre o ofício do batismo e a educação  cristã continuada e as implicações práticas da mesma (Conclusão)

Por meio da abordagem realizada neste trabalho podemos concluir que o ofício do batismo e o processo de educação cristã continuada não são grandezas que se excluem mutuamente, pelo contrário, complementam-se, são partes do mesmo todo. O ofício do- batismo e a educação cristã continuada estão, e deveriam estar, em profunda complementação. Ao afirmar que batismo e educação cristã são grandezas correlatas, que se complementam, é necessário frisar que (a) O ofício do batismo faz parte do processo de educação cristã. Educação cristã continuada é um processo que pode se iniciar na inserção da pessoa ao corpo de Cristo e é essa a prática de boa parte das comunidades evangélicas luteranas brasileiras. O processo não compete apenas uma faixa etária, mas o ser humano todo em todas as faixas etárias. E que (b) compreendermos que educação cristã continuada consiste em um processo que carece de um início é necessário que se demarque tal início. No contexto evangélico luterano brasileiro tal início é o ofício do batismo. O batismo é, portanto, o rito que vai demarcar a inserção do crente ao corpo de Cristo, que possibilita o processo de educação cristã continuada. Além de (c) ser verdade que também no âmbito evangélico luterano brasileiro existem pessoas que são batizadas já enquanto adultos, pessoas essas que foram confrontadas pelo Evangelho e chamadas a uma vida no corpo de Cristo. O batismo é, nesses casos, a proclamação visível a todos da decisão por seguir a Jesus, a proclamação visível do chamado para o discipulado. O batismo encontra-se em (d) profundo diálogo com os demais ofícios, ele é a porta de entrada, o berço da comunidade evangélica luterana brasileira (e também da Igreja) e por isso é rememorado nos demais ofícios cristãos.
Toda a abordagem aponta para essa relação, contudo, constata-se que muitas vezes a prática das comunidades luteranas brasileiras não condiz com essa relação entre o ofício do batismo e a educação cristã continuada. Por isso é necessário que se levantem hipóteses de atuação. Hipóteses essas que guiem a comunidade cristã a ser corpo de Cristo inclusivo e não exclusivo, que instruam os membros das comunidades a enxergarem tal relação e trabalharem, enquanto sacerdócio geral, para que ocorra edificação nas comunidades cristãs. Precisamos ser corpo de Cristo, unidos por meio deste que morreu no madeiro pelos pecados da humanidade.

Por Junior Felipe de Godoy


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